Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Trem-bala chinês vira atração turística e símbolo de luxo


















Os passageiros parecem não se importar muito com a viagem ou com o destino. Ao desembarcar do trem-bala que liga Pequim ao porto de Tianjin, boa parte dos 600 turistas continua na estação, tirando fotos da locomotiva, das comissárias de bordo, do novo terminal.


Inaugurado há dois meses, o primeiro trem de alta velocidade da China é motivo de orgulho nacional. É considerado o mais rápido do mundo: atinge 350 km/h em todas as viagens.

Ele percorre os 120 quilômetros entre as duas grandes cidades em 30 minutos (desconhecida no exterior, Tianjin tem 6 milhões de habitantes). Um terço do tempo necessário para percorrer a distância de automóvel.

As passagens custam entre 58 yuans e 99 yuans (R$ 17 e R$ 27, respectivamente). Há dez trens fazendo 43 viagens por dia, com intervalos de 10 a 20 minutos. Cada um leva 600 passageiros. A estação recém-reformada e ampliada, Pequim Sul, é a maior da Ásia, com pé-direito altíssimo, teto de vidro e painéis solares. Tem 24 plataformas, já pensando nos futuros trens que pararão ali.



Nenhum comentário: