O sedã tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V. Seu consumo médio é de 13,1 km/l na cidade e estrada. Igual ao de um carro popular
Sedã da Ford com sistema propulsor, composto de motor a gasolina e elétrico, começa a ser vendido no país por R$ 133.900, quando foi lançado hoje esta mais barato.
No trânsito
Silêncio como a marca registrada
Como todo modelo híbrido, o carro chama a atenção pelo silêncio quando apenas o motor elétrico está em funcionamento. Confortável e com a mesma agradável dirigibilidade do Fusion, o carro é uma alternativa para quem tem a possibilidade de comprar um modelo com a nova tecnologia agregada. Como a avaliação do Fusion foi no trânsito de São Paulo, somente o motor elétrico funcionou nas situações de anda e para e em velocidades inferiores a 75 km/h. O motor a gasolina só entrou em operação uma vez já que era necessário recarregar a bateria e isto ele faz automaticamente. Toda a operação pode ser acompanhada pelo painel.
Pelos dados fornecidos pelo fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km em 9,1 segundos e leva apenas 6,5 segundos para fazer a retomada de 80 a 120 km/h. Sua velocidade final é de 180 km/h, limitada eletronicamente. O seu consumo médio é de 13,1 km/l na cidade e estrada (medido conforme as normas NBR), praticamente o mesmo que um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado.
Tecnologia
Bateria é o coração do sistema
O sistema elétrico do Ford Fusion Hybrid funciona em alta tensão, de 275 V, com ligações protegidas por isolamento e sinalização. Um conversor transforma essa energia em 12 V para alimentação dos faróis, vidros e outros equipamentos. A tecnologia de segunda geração aplicada ao veículo permite uma eficiência acima de 90% nessa conversão. A bateria de níquel-metal – coração do sistema – foi desenvolvida em parceria com a Sanyo, com tecnologia avançada e de grande durabilidade. Isso é atestado pela garantia de 8 anos oferecida para o equipamento.
Outra tecnologia inovadora do Ford Fusion Hybrid que favorece a eficiência e a economia de combustível é o ar-condicionado elétrico. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não tira potência da tração, proporcionando menor consumo de combustível e melhor aceleração, além de total conforto da cabine, mesmo com o motor desligado.
A Ford está lançando a linha 2011 do Fusion no país, tendo como grande novidade a versão híbrida do modelo que alia o conforto de um sedã de luxo ao consumo de combustível de um carro popular de motor 1.0. O carro, que vem do México com o mesmo visual do Fusion padrão, já está nas concessionárias de Curitiba em uma única versão – a mais completa – ao preço de R$ 133.900. Além da versão híbrida, a linha ainda é formada pelos modelos a gasolina 2.5 e V6, que receberam novos equipamentos.
Para a engenharia da Ford, o carro chega ao mercado brasileiro de forma pioneira e inovadora porque adota um princípio de funcionamento chamado de “full-hybrid” (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V, para tração. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade de uso do veículo, tanto na cidade como na estrada.
Propulsão
Este sistema de propulsão é composto de um motor Duratec 2.5 a gasolina de até 158 cavalos a 6.000 rpm e por outro motor elétrico que devenvolve até 107 cv de potência a 6.500 rpm e 275V, alimentado por uma bateria de níquel-metal. O torque que o Fusion híbrido desenvolve chega a 184 Nm a 2.250 rpm no motor a gasolina, e 225 Nm a 3.000 rpm no motor elétrico. Quando os dois motores estão trabalhando juntos geram uma potência de até 193 cv. A partida é feita exclusivamente pelo motor elétrico, cuja bateria é carregada pelo motor a gasolina e pelo sistema de freios regenerativos. Esse último recupera até 94% da energia que seria perdida na frenagem. O carro pode andar no modo exclusivamente elétrico em até 75 km/h, se o modo de condução do motorista e o nível da bateria permitir. O motor a combustão só entra em ação quando o veículo aumenta a velocidade ou é preciso recarregar a bateria. A transmissão é automática continuamente variável (e-CVT), com engrenagens.
O Fusion Hybrid é dotado de um painel sofisticado de instrumentos, batizado de SmartGaude. Este painel tem duas telas de 4,3 polegadas que oferece quatro níveis de informações do carro para ao motorista, que deve selecionar um deles. O terceiro nível vem com o “EcoGuide” que mostra se o modo de condução está sendo econômico ou não, através do desenho de folhas que vão aparecendo ou sumindo, ou através de barras. O velocímetro é analógico.
O modelo de série oferece sete airbags, transmissão continuamente variável e-CVT, partida silenciosa, tomada de 110 V, teto solar elétrico, abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, piloto automático, sistema multimídia com som e 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva.
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