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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fusion híbrido

O sedã tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V. Seu consumo médio é de 13,1 km/l na cidade e estrada. Igual ao de um carro popular


Fotos: Divulgação/Ford / O sedã tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V. Seu consumo médio é de 13,1 km/l na cidade e estrada. Igual ao de um carro popular
Sedã da Ford com sistema propulsor, composto de motor a gasolina e elétrico, começa a ser vendido no país por R$ 133.900, quando foi lançado hoje esta mais barato. 


No trânsito


Silêncio como a marca registrada



Como todo modelo híbrido, o carro chama a atenção pelo silêncio quando apenas o motor elétrico está em funcionamento. Confortável e com a mesma agradável dirigibilidade do Fusion, o carro é uma alternativa para quem tem a possibilidade de comprar um modelo com a nova tecnologia agregada. Como a avaliação do Fusion foi no trânsito de São Paulo, somente o motor elétrico funcionou nas situações de anda e para e em velocidades inferiores a 75 km/h. O motor a gasolina só entrou em operação uma vez já que era necessário recarregar a bateria e isto ele faz automaticamente. Toda a operação pode ser acompanhada pelo painel.



Pelos dados fornecidos pelo fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km em 9,1 segundos e leva apenas 6,5 segundos para fazer a retomada de 80 a 120 km/h. Sua velocidade final é de 180 km/h, limitada eletronicamente. O seu consumo médio é de 13,1 km/l na cidade e estrada (medido conforme as normas NBR), praticamente o mesmo que um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado.



Tecnologia

Bateria é o coração do sistema



O sistema elétrico do Ford Fusion Hybrid funciona em alta tensão, de 275 V, com ligações protegidas por isolamento e sinalização. Um conversor transforma essa energia em 12 V para alimentação dos faróis, vidros e outros equipamentos. A tecnologia de segunda geração aplicada ao veículo permite uma eficiência acima de 90% nessa conversão. A bateria de níquel-metal – coração do sistema – foi desenvolvida em parceria com a Sanyo, com tecnologia avançada e de grande durabilidade. Isso é atestado pela garantia de 8 anos oferecida para o equipamento.



Outra tecnologia inovadora do Ford Fusion Hybrid que favorece a eficiência e a economia de combustível é o ar-condicionado elétrico. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não tira potência da tração, proporcionando menor consumo de combustível e melhor aceleração, além de total conforto da cabine, mesmo com o motor desligado.



A Ford está lançando a linha 2011 do Fusion no país, tendo como grande novidade a versão híbrida do modelo que alia o conforto de um sedã de luxo ao consumo de com­­bustível de um carro popular de motor 1.0. O carro, que vem do México com o mesmo visual do Fu­­sion padrão, já está nas concessionárias de Curitiba em uma única versão – a mais completa – ao pre­­ço de R$ 133.900. Além da versão hí­­brida, a linha ainda é formada pe­­los modelos a gasolina 2.5 e V6, que receberam novos equipamentos.



Para a engenharia da Ford, o carro chega ao mercado brasileiro de forma pioneira e inovadora porque adota um princípio de funcionamento chamado de “full-hy­­brid” (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V, para tração. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade de uso do veículo, tanto na cidade como na estrada.



Propulsão



Este sistema de propulsão é composto de um motor Duratec 2.5 a gasolina de até 158 cavalos a 6.000 rpm e por outro motor elétrico que devenvolve até 107 cv de potência a 6.500 rpm e 275V, alimentado por uma bateria de níquel-metal. O torque que o Fusion híbrido de­­senvolve chega a 184 Nm a 2.250 rpm no motor a gasolina, e 225 Nm a 3.000 rpm no motor elétrico. Quando os dois motores estão trabalhando juntos geram uma potência de até 193 cv. A partida é feita exclusivamente pelo motor elétrico, cuja bateria é carregada pelo motor a gasolina e pelo sistema de freios regenerativos. Esse último recupera até 94% da energia que seria perdida na frenagem. O carro pode andar no modo exclusivamente elétrico em até 75 km/h, se o modo de condução do motorista e o nível da bateria permitir. O motor a combustão só entra em ação quando o veículo aumenta a velocidade ou é preciso recarregar a bateria. A transmissão é automática continuamente variável (e-CVT), com engrenagens.



O Fusion Hybrid é dotado de um painel sofisticado de instrumentos, batizado de SmartGaude. Este painel tem duas telas de 4,3 polegadas que oferece quatro ní­­veis de informações do carro para ao motorista, que deve selecionar um deles. O terceiro nível vem com o “EcoGuide” que mostra se o modo de condução está sendo econômico ou não, através do desenho de folhas que vão aparecendo ou sumindo, ou através de barras. O velocímetro é analógico.



O modelo de série oferece sete airbags, transmissão continuamente variável e-CVT, partida silenciosa, tomada de 110 V, teto solar elétrico, abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, piloto automático, sistema multimídia com som e 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável My­­Key, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva.





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