Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dilma e Mujica assinam acordos de energia e TV

Montevidéu – A presidente Dilma Rousseff desembarcou ontem na capital uruguaia para uma visita de apenas cinco horas ao presidente José Mujica. Mas a agenda foi intensa, com a assinatura de oito acordos em áreas diversas, como interconexões ferroviárias, conexões elétricas, intercâmbio tecnológico, capacitação de policiais, entre outros.




A visita de Dilma começou pelo Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), onde uruguaios e brasileiros estão desenvolvendo a adaptação do sistema de TV local às novas tecnologias da TV digital. No ano passado, após várias idas e voltas, o Uruguai decidiu que não adotaria a norma americana e aceitava o sistema nipo-brasileiro.



Na sequência, os dois presidentes partiram para a sede da chancelaria local. Ali, Dilma e Mujica reuniram-se a sós por duas horas, enquanto os ministros de ambas delegações mantinham uma reunião paralela. A ideia dos dois governos é acelerar obras de infraestrutura para “dinamizar” a integração, especialmente entre o norte do Uruguai e a região meridional do Rio Grande do Sul.



Após a reunião Dilma e Mujica leram um comunicado à imprensa, sem aceitar perguntas dos jornalistas. No comunicado, ambos destacaram a relação de cooperação entre os dois países. Dilma agradeceu a recepção do colega uruguaio e falou na criação de um marco jurídico adequado para intercâmbio de energia elétrica entre os dois países.



Um dos projetos será a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) que vai interligar Brasil com o Uruguai, num projeto em que a Eletrobrás vai trabalhar com a UTE, companhia uruguaia.



No comunicado à imprensa, Dilma definiu Brasil e Uruguai como duas nações que respeitam “os contratos” e os “direitos humanos”

“Trocamos informações sobre quadro internacional bastante complexo”, destacou Dilma, falando também das comemorações de 20 anos do Mercosul (ocorrida em março). Segundo a presidente, a região é uma das que mais crescem no mundo.



[Fonte: Agência Estado]



Nenhum comentário: