Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TV Senado chegará a mais 15 capitais em sinal digital

Ministro das Comunicações afirmou que Casa receberá novos canais digitais em setembro; hoje, emissora chega com essa tecnologia apenas a Brasília e São Paulo





Paulo Bernardo (E) discute TV digital com os senadores Cícero Lucena, Randolfe Rodrigues, Flexa Ribeiro e Sérgio Souza


O Senado poderá receber até 15 canais de TV digital em setembro. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, comprometeu-se ontem a consignar, dentro desse prazo, o maior número possível de canais para que a Casa instale estações digitais da TV Senado em capitais do país.

Os 15 canais foram incluídos no Plano Básico de Televisão Digital pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nos últimos meses. Dessa forma, estão prontos para serem consignados pelo Ministério das Comunicações.

Os 15 canais digitais são para Maceió, Belém, Macapá, Rio de Janeiro, Porto Velho, Boa Vista, Vitória, João Pessoa, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Cuiabá, Recife e Natal.

Há mais seis canais sob consulta pública na Anatel que poderão ser consignados ao Senado. Aprovados, ganhariam canais digitais da TV Senado Campo Grande, Teresina, Curitiba, Aracaju, São Luís e Palmas.

O ministro recebeu ontem em audiência o 1º secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB); os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Sérgio Souza (PMDB-PR); o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita, e a coordenadora de expansão da Rede Senado de Rádio e Televisão, Virgínia Galvez.

O Senado está fazendo um esforço para levar a TV Senado a todo o país, em sinal aberto e gratuito, por meio da nova tecnologia digital — que deverá substituir as transmissões analógicas até 2016. Hoje a emissora tem cobertura nacional por meio de TV por assinatura, antenas parabólicas e retransmissoras em sinal UHF analógico.

Com geradora digital em Brasília, a TV Senado transmite desde março quatro canais de programação simultâneos na capital, sempre que há eventos acontecento no mesmo horário no Senado. Em Brasília, também é possível assistir à TV Senado no telefone celular ou em ­televisores móveis.

Em São Paulo, a TV Senado transmite em modo digital utilizando subcanalização (programação) e transmissor cedidos pela TV Câmara.

Créditos:VCFAZ.NET 

Nenhum comentário: