quarta-feira, 22 de junho de 2011

Da gasolina em hidrogénio

A marca sueca Volvo está a ir mais longe: transformar a gasolina em hidrogénio para tornar os carros elétricos mais eficientes. Acontece que os motores de combustão interna convertem somente um terço da energia armazenada na gasolina ou no gasóleo em força utilizável. O resto é desperdiçado em calor, ruído, ou até em parte não-queimada.
Volvo eléctrico
Levanta-se então o problema para os técnicos que estudam formas de aumentar o raio de acção dos veículos elétricos: como é que o combustível no depósito pode ser usado com mais eficácia para fornecer energia aos motores elétricos quando as baterias ficam vazias? A Volvo empenhou-se em dar uma resposta cabal na transformação da gasolina em hidrogénio para alimentar uma célula de combustível que gera eletricidade a um nível muito superior.
Até aqui está tudo certo mas surge logo outra questão que é a de se tornar necessário abrir dezenas de milhares de novos postos de abastecimento em todos os países e até mundialmente para permitir que os automobilistas possam circular continuamente.
Segundo a Volvo, de acordo com o seu conceito, os automobilistas só deveriam preocupar-se em encher o depósito com combustível como o faziam num carro normal. Sucede que o sistema de moléculas de carbono da gasolina apresenta-se de forma diferente de quando este combustível é vaporizado no ar e, depois, incendiado.
O hidrogénio é uma parte intermediária num muito mais eficiente processo. A Volvo diz que derivar o hidrogénio da gasolina pode dar uma eficiência de mais de 85%, mais ou menos três vezes melhor do que usar a mesma quantidade de energia num motor de combustão interna, mesmo aqueles que carregam os geradores como no carro elétrico Chevrolet Volt que utiliza um motor de 1.4 litros para gerar 55 quilovátios no motor elétrico.
A Volvo estabeleceu estas pesquisas com o objectivo de, em 2012, poder começar a produzir alguns protótipos para testes de estrada.
A ideia é adaptar o sistema a uma grande variedade de combustíveis líquidos como o diesel, etanol, ou até mesmo diesel sintético.

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