quinta-feira, 23 de junho de 2011
Carros elétricos já são opção para 60% dos consumidores no mundo todo
i-MiEV (acima) é exemplo de elétrico da atual safra: desenvolvido em parceria por japoneses e europeus, é vendido na Ásia pela Mitsubishi, na França com as marcas Peugeot e Citroën, e também roda em testes no Brasil
VEJA TAMBÉM: Nissan Leaf no Brasil As pessoas já estão considerando a hipótese de comprar carros elétricos. Pesquisa realizada pela Accenture em 13 países aponta que 60% dos consumidores comprariam um veículo elétrico.
Entre os participantes da pesquisa, 68% disseram que pretendem comprar um carro elétrico nos próximos três anos. A China foi o país que apresentou índice mais alto, sendo que 96% dos entrevistados comprariam o veículo em três anos.
Comprar ou não comprar
"O custo de compra e uso de um veículo elétrico serão fatores determinantes para a adoção da tecnologia, mas as autoridades nas cidades terão de motivar os motoristas com estímulos não financeiros", disse o diretor global de Utilitários da Accenture, Matias Alonso.
Os consumidores precisam de segurança na infraestrutura para comprarem um veículo 100% elétrico. A pesquisa aponta que 71% preferem carros híbridos movidos a combustível quando a bateria estiver fraca. Além disso, 85% dos consumidores acham que um veículo totalmente elétrico não tem bateria suficiente para suas locomoções diárias.
A fonte de energia para os veículos também é um fator importante para os consumidores. Entre os entrevistados, 80% gostariam de saber a origem da eletricidade usada para carregar o carro. Para 45%, a fonte de energia teria um impacto sobre a decisão de compra, sendo que 85% desses seriam incentivados a comprar se a fonte de combustível fosse renovável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário