Total de visualizações de página

domingo, 8 de janeiro de 2012

CONHEÇA ALGUNS MODELO DE ANTENA UHF PARA TV DIGITAL

A transmissão digital trouxe para o mercado um aparelho que parecia ter sido superado: a antena UHF. Isso porque os sinais digitais de televisão somente chegarão à casa do usuário com a utilização de um conversor e de uma antena UHF. Mas não é apenas para a TV digital que a antena UHF tem função. Ela ainda é amplamente utilizada na captação dos sinais da TV aberta.
A televisão aberta brasileira está distribuída em canais de 2 a 6 e de 7 a 13 para VHF (Very High Frequency), faixa de freqüência compreendida entre 50 e 250 MHz, e de 14 a 69 para UHF (Ultra High Frequency), faixa de freqüência compreendida entre 250 MHz e 3 GHz.

Antenas externas e internas

A antena UHF pode ser interna ou externa. As antenas internas são menores, têm a vantagem de não ocuparem muito espaço e são ideais para regiões onde o sinal é mais forte. Já as antenas externas são maiores, geralmente instaladas no telhado das casas ou construções e, portanto, captam melhor os sinais mais fracos.
As antenas internas podem ser passivas ou amplificadas. A diferença é que as amplificadas possuem um mini-amplificador de sinais de radiofreqüência, que tem o objetivo de melhorar a qualidade da imagem. As antenas passivas são feitas à base de fios de cobre, alumínio ou outros materiais com a intenção de captar os sinais de TV por meio de sistemas sintonizados.
Para ter o melhor desempenho nas transmissões UHF, é importante fazer a escolha adequada da antena, considerando a qualidade de sua estrutura, do cabo de transmissão, bem como da instalação. Também é importante que os conectores que ficarem expostos às intempéries sejam impermeabilizados contra a umidade, já que esse é um dos principais problemas para a captação das freqüências mais altas.

Sinal reforçado

O booster é um aparelho indicado no caso de o sinal recebido pela antena UHF externa ser fraco. Ele também é utilizado em casas e prédios de pequeno porte, nas quais há a necessidade de amplificar o sinal recebido e distribuí-lo para diversos pontos.
Em geral, esse tipo de aparelho é compostos de um módulo amplificador que fica instalado próximo à antena e de um módulo fonte interno, que tem a função de fazer a alimentação do amplificador por meio do cabo coaxial. Ele combina os sinais de VHF e UHF, dispensando o misturador de sinal.

ANTENA UHF PARA TV DIGITA ANTENA UHF PARA TV DIGITA ANTENA UHF PARA TV DIGITAL ANTENA UHF PARA TV DIGITA

Nenhum comentário: