Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nokia revela novo smartphone, mas não impressiona

O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, revelou nesta terça-feira (21) um novo smartphone com um sistema operacional que a companhia pretende abandonar, decisão que, segundo analistas, vai condenar o novo modelo à obscuridade.

Antes líder inconteste no setor telefones celulares, a Nokia perdeu terreno rapidamente no mercado de smartphones diante do iPhone, da Apple, e dos aparelhos equipados com o sistema operacional Android, do Google. Além disso, na ponta mais barata do mercado, a Nokia está perdendo clientes para rivais asiáticos como a chinesa ZTE e a indiana Micromax.

Durante uma conferência de telecomunicações em Cingapura, Elop reiterou que a Nokia lançaria seu primeiro smartphone com a plataforma Windows, da Microsoft, ainda neste ano, na mesma apresentação em que revelou o aparelho N9, que utiliza o sistema operacional MeeGo.

Stephen Morrison/Efe

Nokia N9 é exibido em feira em Cingapura
O modelo --primeiro e último que a empresa lançará com esse sistema operacional-- conta com tela que cobre toda a superfície do aparelho e com comando sensível ao toque.



"Parece sem fundamento lançar um aparelho como o N9 com uma plataforma que foi descartada pela direção da empresa", afirmou Didier Scemama, analista do RBS em Londres, em nota de pesquisa.

Nokia N9 é exibido em feira em Cingapura
Nokia N9 é exibido em feira em Cingapura
Elop afirmou que o N9 era parte do esforço da Nokia para introduzir "uma experiência emocionante em termos de interface, design industrial e plataforma para programadores".

"Nossa estratégia primária para smartphones terá foco nos modelos equipados com Windows", disse Elop, que trocou a Microsoft pela Nokia no ano passado.

"Tenho confiança de que lançaremos nosso primeiro modelo com a plataforma Windows neste ano e que começaremos a embarcar grande volume desses produtos em 2012", disse.

A plataforma MeeGo --novidade em um mercado dominado por Apple e Google-- surgiu em fevereiro de 2010, combinação do software Linux Maemo, da Nokia, com o Moblin, da Intel, também baseado no Linux.

A Nokia abandonou o projeto há quatro meses.

Nenhum comentário: